CAÇADORES DE MITOS

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Mitos fazem parte de tudo: desde a Grécia antiga, eles estão presentes. Nos games, a história é a mesma. Existem diversos “fatos” que são discutidos fervorosamente por gamers em todo o mundo. Nós, da Arkade, encarnamos os MythBusters e trazemos agora 10 mitos (ou fatos) da história dos videogames.

Mito: É possível reviver Aeris ao final de Final Fantasy VII

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Se existe uma cena que emociona todo e qualquer gamer, esta é com certeza a morte de Aeris Gainsborough nas mãos de Sephiroth em Final Fantasy VII. Desde aquele momento, inúmeras tentativas foram feitas para ressucitar a menina. Até mesmo alguns truques e códigos foram inventados e vídeos foram colocados na internet mostrando Aeris viva. Tudo isto, no entanto, não passa de balela. Portanto, desista: não existe nenhum jeito de revivê-la, nem por código, nem por item.

Fato: Milhões de cartuchos de Atari estão enterrados no Novo México

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

O Atari 5200 falhou por uma série de motivos. Entre eles, está a péssima adaptação do filme E.T., de Steven Spielberg. Crentes que o jogo venderia como água no deserto, milhões de cartuchos foram produzidos. No entanto, o que aconteceu foi exatamente o contrário: o jogo vendeu muito pouco. A solução? A empresa enterrou cerca de 10 milhões de cartuchos de E.T. no deserto do Novo México. O “mito” depois foi confirmado por dois jornais. A empresa, por segurança, ainda cobriu todos os cartuchos com concreto.

Mito: Em Street Fighter II, você pode lutar com Sheng Long

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

De acordo com a edição de Abril de 1992 da revista EGM dos Estados Unidos, Sheng Long, o suposto mestre de Ryu, pode ser enfrentado no jogo Street Fighter II. Para isto, basta vencer os onze lutadores do jogo sem tomar um único golpe e conseguir dez empates seguidos com M. Bison. Assim, Sheng Long supostamente apareceria. A “dica”, entretanto, não passava ser mais uma brincadeira de 1º de Abril da revista, famosa por suas piadas.

Fato: É possível pular sobre a bandeira no final do mundo 3-3 de Super Mario Bros.

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Desde o primeiro jogo Super Mario, todas as fases terminam com o encanador pulando e se agarrando em uma haste de bandeira e depois entrando no castelo. Mas, no mundo 3-3 de Super Mario Bros. é possível pular sobre a haste e nunca terminar a fase! Basta pular do elevador quando ele se encontra no mais alto e conseguir pegar o máximo de “impulso” possível. Se duvida, confira o vídeo abaixo.

Mito: Saddam Hussein comprou 4 mil PS2 para montar supercomputadores militares

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Sim, uma das maiores figuras da história recente do mundo supostamente comprou 4 mil PlayStation’s 2 tendo em vista a construção de supercomputadores para uso militar. Se pensarmos que a história surgiu no ano 2000, quando um simples PC, com muito mais capacidade de memória e de processador, era facilmente encontrado até mesmo no Iraque, fica difícil de acreditar que uma história como esta seria verdade. Talvez Saddam só queria mesmo era jogar um pouco de God of War e GTA

Fato: O Super Mario Bros. 2 lançado no Ocidente na verdade não é um jogo do Mario

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Quem jogou SMB2 lembra que o jogo era bastante diferente dos outros. Nada deKoopas, Goombas ou Bowser. Os inimigos eram Shy Guy e Birdo, que depois fariam parte do “elenco” oficial dos jogos Mario. Acontece que o SMB2 lançado nos EUA era na verdade Doki Doki Panic, mas com os sprites dos personagens principais modificados pelos de Mario, Luigi, Peach e Toad! A explicação para as mudanças? O jogo todo era, na verdade, um sonho de Mario!

Mito: Luigi é um personagem secreto em Super Mario 64

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Se o Nintendo 64 teve sucesso, muito foi culpa de Super Mario 64. Um dos mitos mais comuns relacionados a este jogo é que Luigi, o irmão de Mario, é um personagem secreto! A “confirmação” seria uma mensagem escrita na fonte fantasma dentro do jogo. A mensagem seria “L is Real 2401“, ou seja, “Luigi é real”. Tudo não passa de um rumor infundado, mesmo com imagens (photoshopadas) “comprovando o contrário”.

Fato: Jogar 250 lutas em Mortal Kombat II libera o jogo Pong

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Essa é para quem for realmente viciado em Mortal Kombat e tiver tempo livre de sobra. Em MK II é possível liberar o jogo Pong – sim, aquele mesmo, com duas “raquetes” e uma “bolinha”. Para isto, basta jogar “só” 250 partidas seguidas que você será levado para o clássico dos arcades, que praticamente iniciou a era dos games em 1972.Mortal Kombat II também tem um segredo mais fácil: vencendo 50 partidas você pode enfrentar Noob Saibot, um dos personagens secretos do jogo.

Mito: É possível matar o cachorro do Duck Hunt

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Todos sabemos quem é o cachorro do Duck Hunt. Eleito por 12 de cada 10 gamers como o personagem mais chato e hediondo dos games (ele ria da sua cara toda vez que você errava um tiro!), o animal causou a ira de muitos por seu humor questionável. Como Duck Hunt é um jogo de tiro, o instinto de muitos era atirar no cachorro. Tal ação, no entanto, era impossível. Você tinha que aturar o animal te sacaneando toda vez que você errava e não havia nada que pudesse fazer.

Dúvida: Assoprar o cartucho ajuda?

cultura 10 Mitos e fatos sobre o mundo dos videogames

Um dos maiores hábitos de quem jogava consoles que usavam cartuchos é assoprar a fita antes de colocá-la no videogame. Isto, no entanto, é a famosa faca de dois gumes. Os gamers juram de pé junto que ajuda, que depois de uma assoprada qualquer cartucho funciona. Mas quem trabalha em assistências técnicas e locadoras jura que as pequenas gotículas de saliva que saem durante o sopro podiam queimar a fita. Portanto, não há veredito definitivo sobre assoprar ou não a fita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MUSICAS QUE O FORRÓ ESTRAGOU

CADE O LEO, CADE O LEO, O LEO ONE É QUE ESTÁ?