PASSA O MANTO AI!

Passar o manto está se tornando uma coisa cada vez mais comum. Gostem os fãs ou não, para balançar um pouco um quadrinho (e aumentar as vendas), trocar a pessoa por baixo da fantasia sempre nos impressiona. Segue uma lista de alguns heróis que passaram para frente o nome, e seus novos donos. Nomes de mirins não foram incluídos (todos os mirins do Batman chamam Robin, do Aquaman é Aqualad), assim como quando mantos escolhem seus donos (Dr. Destino, Capitão Marvel, menos o Besouro Azul que é um caso especial).

Flash

O primeiro herói a iniciar essa onda de passar o manto. Barry Allen (Flash II) era fã do Flash I (Jay Garrick) e pegou o nome. Após a morte do Flash II, Wally West assumiu como Flash III. Não esqueçam de Bart Allen (Já foi Impulso e Kid Flash), que assumiu durante um pequeno período, assim como Jesse Chambers, a primeira mulher a ser Flash. E se fossemos pensar nos Flash dofuturo…

Tocha Humana

O primeiro Tocha Humana (Jim Hammond) lutou ao lado de Capitão América na Segunda Guerra. Quando ganhou seus poderes, Johnny Storm fez uma homenagem.

Lanterna Verde

O primeiro Lanterna Verde foi Alan Scott, e não tinha relação com a Tropa dos Lanternas Verdes. O segundo, Hal Jordan, foi quem abriu a temporada de humanos na organização. Guy Gardner foi escolhido como seu reserva na Terra. Quando Hal desistiu e Guy estava machucado, John Stewart assumiu a posição. Por último temos Kyle Rayner, que foi chamado quando deu a louca do Hal Jordan. Os outros milhões de integrantes da Tropa também possuem o nome.

Capitão América

Steve Rogers recebeu o soro do supersoldado e passou a ser o grande Capitão América. Depois da sua morte, seu ex-mirim Bucky Barnes, que também é o ex-vilão (Soldado Invernal), assumiu.

Batman

Bruce Wayne foi o Batman por mais tempo. Quando ele teve um pequeno problema na coluna, Azrael assumiu. E depois da morte de Bruce, Dick Grayson ganhou o título de Cavaleiro Negro.

Canário Negro e Liberty Bell

O caso das duas é o mesmo. Elas pegaram o manto de suas respectivas mães, heroínas da Era de Ouro dos Quadrinhos. Dinah Lance virou Canário Negro sem que sua mãe soubesse. Jesse Chambers é filha de dois heróis: Johnny Quick e Liberty Bell. Como Johnny era um velocista também, ela pode ser o Flash por um tempo (além de ter usado o nome de Jesse Quick em homenagem ao pai).

Besouro Azul

Dan Garreth foi o primeiro e ganhou os poderes de um Escaravelho mágico. Ted Kord assumiu o nome porque era amigo e aluno de Dan, porém sem o Escaravelho. Ele criou seu equipamento. O mais novo deles, Jaime Reynes, ganhou seus poderes do artefato novamente.

Homem-hora e Arqueiro Verde

Rex Tyler desenvolveu o Miraclo para ter habilidades especiais por exatamente uma hora. Depois que ele desistiu, seu filho Rick Tyler assumiu o manto (e no futuro um andróide terá esse nome). Mesma coisa para Arqueiro Verde: quando Oliver Queen morreu, seu filho Connor Hawke ficou com esse nome de herói.

O curioso caso de Hank Pym

No começo dos Vingadores, Hank Pym era o Homem-formiga, casado com a Vespa (Janet Van Dyne). Hank trocou de manto e passou a ser Golias. Depois, assumiu o nome de Jaqueta Amarela. E hoje é o Vespa. Acontece que todos os seus outros mantos ganharam novos donos. Já existiram dois outros Homem-formiga: Scott Lang e Eric O’Grandy. Bill Foster foi o Golias (carinhosamente chamado de “Golias Negro” pelo Deadpool). Rita DeMara ficou com a Jaqueta Amarela. E todos eles tem o poder de aumentar ou diminuir.

Capitão Bumerangue

George Harkness era um vilão do Flash. Seu filho Owen Mercer ficou com o nome, mas ao invés de lutar do lado do mal, ele preferiu os mocinhos.

Átomo (aqui no Brasil, esse nome vira um problema)

Al Pratt foi o Átomo da Era de Ouro. Ele não tinha capacidade de manipular seu tamanho. Quando Ray Palmer criou sua tecnologia de mudar de tamanho, fez uma homenagem ao herói antigo. Ryan Choi ficou na posição quando Ray desapareceu. Aqui no Brasil, Ray e Ryan tem o nome de Eléktron, e só Al é o Átomo.

Caso especial: Vingadores sombrios

No caso dos Vingadores Sombrios, um grupo de vilões liderados por Norman Osborn assumiu os nomes de heróis famosos. Marcenário era o Gavião Arqueiro, Rocha Lunar a Miss Marvel, Noh-Varr era o Capitão Marvel, Daken era o Wolverine e Venom era o Homem-Aranha. Norman casou o Capitão com o Homem de Ferro e criou o Patriota de Ferro.

Sei que não coloquei alguns como o Demolidor, a Mulher Maravilha, e tantos outros que assumiram os mantos de heróis por um tempo. Mas espero ter saciado um pouco sua curiosidade. Fica a pergunta, você concorda ou não com a mudança de ares provocada pela troca do dono do manto?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 MUSICAS QUE O FORRÓ ESTRAGOU

CADE O LEO, CADE O LEO, O LEO ONE É QUE ESTÁ?